segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Remédios para a obesidade.. Sem demagogias!!!


Olá povo!

Bom hoje vou falar de um tema que é bastante polêmico aqui na blogosfera... vou falar sobre fórmulas e medicamentos para emagrecer, aproveitar que o tema foi abordado no blog da Aline (http://emprocessodeemagrecimento.blogspot.com/) e vou dar a minha opinião, sem julgar a opinião de ninguém.

Durante dois anos que tenho o meu bloguinho, entre idas e vindas, tenho lido bastante coisa à respeito da utilização de medicamentos e pude identificar que a maioria, não todas, mas grande parte das blogueiras repudiam o uso de medicamentos e sentem inclusive orgulho de não toma-los.

Não estou aqui para recriminar, nem julgar nenhum tipo de atitude, mesmo porque cada um pensa e age da maneira que lhe convém ... mas gostaria de colocar aqui o meu pensamento a cerca destes medicamentos.

Gente, se obesidade é uma doença e que acarreta uma série de riscos a saúde, dentre eles diabetes, doenças no coração, infarto, pressão alta, infertilidade para nós mulheres, problemas nas articulações, além de causar a baixa da auto estima, desânimo, dificuldade de comprar roupas e sentir bem em vários lugares, rejeição, vergonha, discriminação, quando emagrecemos até o nosso relacionamento fica melhor, falo isso com a experiência de pesar 111,900 kg e lutar contra a obesidade desde os 12 anos, lá se vão quase 15 anos nesta batalha que eu encontro-me em desvantagem em relação a gordura, porque não trata-la com medicamentos?

Falo por experiência própria, quem me acompanha desde o começo, sabe que quando comecei o blog a dois anos atrás tomava medicamentos e com ajuda deles conseguir eliminar aproximadamente 15 quilos, associada a reeducação alimentar e exercícios físicos, tomei-os durante 2 meses e servirão como um esteio a RA e aos exercícios físicos, depois que parei de toma-los continuei emagrecendo, mas dai passei por uma série de problemas que fizeram perder completamente o meu norte e voltei a engordar, parei com eles pois sei que sozinhos eles não agem.

Mas essa não foi a minha primeira experiência não, já tomei medicamentos antes e sem ter consciência de reeducação alimentar e sem realizar exercíciso físicos e estes não surtiram nenhum efeito, em outra ocasião quando os tomei e que surtirão efeitos, ao parar de tomar recuperei os quilos eliminados, porque não me alimentava corretamente e achava que poderia comer tudo feito uma draga.

Hoje tenho consciência de que preciso estar em paz comigo mesma, preciso de serenidade, de equilibrio para poder emagrecer e que estando com o espírito em paz, me alimentando corretamnte, fazendo exercícios físicos, uma dose cavalar de força de vontade e confiança e Deus que irei conseguir, os remédios vão funcionar como um suporte no emagrecimento.

Óbvio que este remédio deve ser receitado por um médico sério, que o seu organismo precisa ser examinada, que os prós e os contras desta medicação deve ser avaliada para que a partir daí possam ser ministrados.

Mas falo isso em casos extremos, em casos de obesidade mórbida... onde existe a necessidade de eliminar muitos quilos, porque gente colocar a saúde em risco por conta de 10, 15 quilinhos eu acho uma puta sacanagem.

Vale analisar também a cirurgia de redução de estômago, ela também oferece uma série de riscos, mas não é utilizada contra a obesidade? Não seria os danos causados por ela similares aos medicamentos?

Não quero fazer propaganda do uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer, mas com um bom acompanhamento médico e associado a exercícios físicos, reeducação alimentar e equilíbrio acredito que eles funcionam muito bem.

Eu pretendo voltar a tomar medicamentos, ainda não os fiz porque hoje me conheço melhor, sei o motivo pelo qual engordo e este motivo está intimamente ligado ao aspecto emocional e psicológico, então primeiro estou tratando estes aspectos para depois iniciar com a medicação, de forma concomitante já estou procurando melhorar a minha alimentação e me exercitar quando posso, sei que preciso melhorar muito... sei também que os medicamentos não farão efeitos se eu não fizer a minha parte, mas preciso tentar até porque quero ter um filho e não é aconselhavél e nem se conseguiria engravidar com todo este peso por conta dos ovários micropolicisticos.

Então meninas, antes de colocar o medicamento como um vilão vamos análisar, pesquisar, conversar com profissionais sérios e habilitados, pesar riscos e vantagens em relação ao medicamento, se conhecer melhor e se necessário utiliza-los associando a RA e exercícios físicos.

Ninguém é obeso porque quer... às pessoas olham para um obeso como se fosse uma pessoa preguiçosa, incapaz e isto não é verdade, vamos lutar contra esse mal com todas as armas que possuímos e acima de tudo com muita responsabilidade com o nosso corpo.

Não posso deixar de reconhecer as guerreiras que conseguem eliminar muitos quilos sem nenhum tipo de medicação, existem meninas que eliminar 30 quilos ou mais sem nenhum medicamento, mas não serei demagoga em dizer que todas conseguirão, então vamos procurar olhar para dentro de nós e ver o que pode ser feito, às vezes é uma ajuda somente no começo, até as coisas se encaminharem... outras vezes podem ser utilizados no final quando falta aqueles quilos que teimam em se manter no nosso corpinho, mas lembrando tudo isso deve ser feito com o acompanhamento de um profissional sério.

Beijos e uma ótima semana.

Ah! Comentem... coloquei o contador e vejo que muita gente passa por aqui e não deixa nem um recadinho.. escrevam, elogiem, critiquem... mas falem! É importante para mim!

2 comentários:

Kamila disse...

Pois é!!Esse tema é bem polemico ne!!Na verdade nao tenho uma opinião formada sobre isso!!Não gosto de remedios, mas tbm não recrimino quem faz o uso desses!!!

Se um dia eu ver que não esta dando pra seguir em frente sem ajuda, eu vou optar pelo caminho do remedio..enquanto isso nao acontece eu tento so fechando a boca!!

Tomo só remedio manipulado com ervas naturais e isso ja me ajuda demais!!!

Mas nao posso tirar o mertio que remedio da uma BOA ajuda na hora de emagrecer...so usar com consciencia!!

Beijosss

Sandra disse...

Oi Tatiana, passei no teu cantinho para te conhecer.
Pois é voce tem razão remédio é um assunto bem polemico.
Há muito tempo atrás tomei remédios para emagrecer e várias vezes e todas as vezes voltei a engordar porque os remédios eles o nosso cérebro quando ele inibe o apetite. Aí deixamos de comer por causa deles e não por causa de nosso esforço e da reeducação alimentar. Quando paramos de tomá-lo, o cérebro deixa de ser enganando e a fome vem com tudo !!!
Falo isto não porque me falaram mas porque vivi. Veja bem linda não estou julgndo quem usa mesmo porque não tenho este direito só passando minha experiência. Vamos nos ajudar nesta luta. Não é fácil ! Espero tua visitinha. Um grande abraço.